Quem Somos

A Associação Santo Amaro é uma instituição sem fins lucrativos e de assistência social que administra, por meio de parcerias, instituições hospitalares e educacionais no Brasil. Trazendo em seu histórico 100 anos de tradição e dedicação na área de assistência social, mantém um importante histórico de atenção e cuidado com todos aqueles que mais precisam.

A tradição da Associação Santo Amaro vem do caminho traçado pelas Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing, presentes no Brasil desde 1903. Com anos de trabalho nas áreas da saúde, assistência social e educação, em 1923 fundaram o Colégio Santo Amaro que se dedicava à educação de crianças e adolescentes, atuando tanto em nível humano e cristão, como acadêmico e pastoral, envolvendo todos pela fraternidade. Tinha o objetivo de formar cidadãos para um mundo melhor, e desenvolver todos os aspectos do ser humano.

A Associação Santo Amaro foi inicialmente registrada no Conselho Nacional de Serviço Social – CNSS (Decreto-Lei nº 5697/43) por meio do Processo CNSS nº. 58.691 de 1951, sendo posteriormente declarada como entidade de Utilidade Pública Federal, pelo Decreto Federal nº. 70.881, de 27/07/1972, tendo mantido regularmente suas certificações, principalmente o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social -CEBAS (portaria nº 649 de 09 de maio de 2022), sendo também inscrita no Conselho Municipal de Assistência Social, do Rio de Janeiro, sob o nº. 0149/99, deferido em 16/03/99.

O centenário do Colégio Santo Amaro, comemorado em 15 de janeiro de 2023, marcou o início de uma nova fase para a instituição, que agora passa a se chamar Associação Santo Amaro. Nessa nova etapa de sua trajetória, a Associação Santo Amaro dá continuidade ao trabalho desempenhado pelas Irmãs Beneditinas Missionárias na área de saúde, agregando às suas atividades, serviços de administração hospitalar, que se somam aos serviços de educação e assistência social prestados desde o início do século XX.

Contando com a presença contínua das Irmãs Beneditinas Missionárias do Colégio Santo Amaro, a agora Associação Santo Amaro conta, ainda, com uma diretoria executiva formada por leigos, que atua para gerir a instituição e suas novas parcerias, garantindo um serviço de qualidade onde quer que esteja.

O primeiro  projeto da Associação Santo Amaro em gestão hospitalar é a Santa Casa de Santa Helena, que foi inaugurada em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Helena, no estado do Paraná. A Associação busca expandir suas atividades para diferentes regiões do Brasil, sempre focada em servir a população carente de maneira ética e humana, imbuída dos valores cristãos que a nortearam até agora.

Missão

Gerar conhecimento, amparar e cuidar das pessoas, visando a garantia plena da vida.

Missão

Ser reconhecida como entidade filantrópica de referência nas áreas da saúde, educação e assistência social.

Valorização da Vida Espiritualidade Ética
Humanização Sustentabilidade