Nossa História

As Irmãs Beneditinas Missionárias

As Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing, que deram origem à Associação Santo Amaro, estão no Brasil desde 1903, tendo vindo para o país a convite do Abade do Mosteiro de Olinda, da Congregação Beneditina do Brasil.

No ano seguinte, as irmãs se tornaram as responsáveis pelos cuidados com os doentes da região. Como ainda não tinham uma casa para isso, visitavam os doentes em domicílio. Em 1905 foram para Sorocaba e iniciaram outro importante braço missionário. Daí em diante, deram continuidade à sua expansão, cuidando de diversas escolas, hospitais e outras atividades sociais.

Em Olinda, criaram a Academia Santa Gertrudes, em 1912. Seguindo a sua tradição na área de saúde, o colégio foi fundado no lugar da antiga Santa Casa de Misericórdia, ao lado da Igreja da Misericórdia, então já sob os comandos da Ordem Beneditina. Apesar de esse não ser o seu foco inicial, as irmãs resolveram abrir o colégio a fim de desenvolver trabalhos sociais na cidade, apoiando crianças pobres e órfãs.

Alguns anos depois, em 1923, deram início à Aldeia Santo Amaro, no Rio de Janeiro, que deu início aos trabalhos da centenária Associação Santo Amaro.

Apesar do braço acadêmico, as irmãs nunca deixaram de atuar na área de saúde. Em 1943, as missionárias de Sorocaba abriram a Santa Casa de Misericórdia e Maternidade Nossa Senhora da Conceição, que fica na paróquia de Cunha. Hoje, atendendo prioritariamente através do Sistema Único de Saúde (SUS), a Santa Casa de Cunha é o único hospital do município, sendo responsável, também, por atender residentes das cidades próximas.

As irmãs beneditinas continuaram a sua expansão e chegaram à região do Crato, no estado do Ceará, em 1968. Dois anos depois, iniciaram oficialmente os seus trabalhos na área de saúde, quando foi fundado o Hospital Maternidade São Vicente de Paulo no centro de Barbalha. Hoje, o hospital se tornou referência na saúde do paciente e pelos seus princípios de humanização, relações interpessoais, amor e respeito pelos pacientes.

REGISTRO NO CONSELHO NACIONAL DE SERVIÇO SOCIAL:

A Associação Santo Amaro foi inicialmente registrada no Conselho Nacional de Serviço Social – CNSS (Decreto-Lei nº 5697/43) por meio do Processo CNSS nº. 58.691 de 1951, sendo posteriormente declarada como entidade de Utilidade Pública Federal, pelo Decreto Federal nº. 70.881, de 27/07/1972, tendo mantido regularmente suas certificações, principalmente o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social -CEBAS (portaria nº 649 de 09 de maio de 2022) sendo também inscrita no Conselho Municipal de Assistência Social, do Rio de Janeiro, sob o nº. 0149/99, deferido em 16/03/99.

O Colégio Santo Amaro

A Associação Santo Amaro teve início em 15 de janeiro de 1923, quando as Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing fundaram a Aldeia Santo Amaro no Rio de Janeiro.

Dirigido com cuidado pelas irmãs, a escola abriu as portas com o objetivo de fazer o importante trabalho social de educar crianças e jovens, o nosso futuro, e prepará-los para a vida adulta. Desde o início, o braço de Serviços Sociais da Associação já trabalhava para oferecer o apoio necessário a todas as famílias ligadas ao Colégio, realizando estudos socioeconômicos para oferecer bolsas de estudos para quem precisava.

Durante quase cem anos de história, o Colégio Santo Amaro acompanhou todas as transformações pelas quais o Brasil passou, buscando oferecer aos seus alunos, uma educação sempre modernizada, focada no desenvolvimento de habilidades e competências, e de valores universais, sempre dentro de um ambiente acolhedor, familiar e cristão.

O Colégio Santo Amaro formou alguns alunos ilustres, entre eles a Presidente da Acadêmica Brasileira de Letras

A Associação Santo Amaro

Os últimos anos trouxeram desafios para diversas áreas de atuação, principalmente para aqueles cujo trabalho envolve diretamente o cuidado direto com as pessoas. O que a pandemia mundial fez foi ampliar o campo de visão de muitas instituições, ajudando-as a perceber a grande necessidade de oferta de mais acesso a serviços sociais na área de saúde, além da educação, feitos com qualidade, respeito e amor.

Nesse novo caminho, a Associação Santo Amaro buscou preservar a memória histórica e afetiva do trabalho feito no Colégio Santo Amaro, que devido à pandemia, precisou encerrar suas atividades, encontrando novas maneiras de conseguir chegar a ainda mais pessoas que pudesse ajudar.

Foi assim que, em conjunto com lideranças leigas, a Associação Santo Amaro ganhou nova vida e se reestruturou. Agora atuando não só na área de educação, mas também na área hospitalar, abriu suas portas para uma função que está presente desde as suas origens, através da atuação da Congregação de Tutzing em hospitais em São Paulo e no Ceará.

A partir de 2023, a Associação Santo Amaro começa a atuar em conjunto com o poder público para levar o cuidado e assistência para ainda mais pessoas por todo o Brasil. Seus primeiros passos se deram com a fundação da Santa Casa de Santa Helena, no município Santa Helena, no Estado do Paraná.

Ainda contando com a atuação das Irmãs Beneditinas Missionárias que continuam responsáveis pelos ofícios religiosos e pela pastoral de saúde de suas instituições, esse novo momento traz consigo a história do trabalho filantrópico e sem fins lucrativos, além dos valores humanitários e religiosos que estão com a Associação Santo Amaro desde o começo.